quarta-feira, 18 de julho de 2012

Estúdio caseiro para still


Nesse post eu gostaria de mostrar como fazer uma mesa de still simples e barata. Não espere imagens de alta qualidade para colocar em anúncios de revistas. O objetivo aqui é mais simples, como fotografar produtos pra colocar em anúncios de internet, por exemplo.

Se você entrar em um site de compra e venda como o Mercado Livre, por exemplo, vai encontrar todo tipo de fotos dos produtos anunciados. Muita gente só quer vender alguns itens antigos que estão ocupando espaço e não se preocupam muito na qualidade da foto mas eu acho que, mesmo nesse caso, uma boa foto pode valorizar seu produto. O exemplo abaixo mostra isso:


O produto em ambas as fotos é exatamente o mesmo mas o da direita dá uma impressão maior de profissionalismo do vendedor, lembrando que a foto da direita pode ainda ser muito melhorada.

Bom, vamos ver como a foto foi feita. Você vai precisar do seguinte:

- Cartolina ou papel cartão de qualquer tamanho (quanto maior, melhor)
- Fita adesiva ou fita dupla-face
- Duas fontes de luz que podem ser luminárias com lâmpadas econômicas de 15W ou mais
- Duas folhas de sulfite ou papel vegetal (o papel vegetal é melhor)

Comece achando uma superfície plana e firme (pode ser uma mesa de centro como eu usei) e encoste ela em uma parede pra ter onde fixar o fundo, deixando metade da cartolina na parede e metade na mesa:



Prenda as pontas da cartolina com fita adesiva:



Agora cole as folhas de sulfite na frente da luminária fazendo uma curva. Isso vai deixar a luz mais difusa e as sombras serão mais suaves:


ATENÇÃO: Não use lâmpadas incandescentes ou o papel poderá pegar fogo!!! Fique atento se o papel está esquentando muito e não deixe ele encostar na lâmpada ou outras partes quentes.

Coloque o objeto a ser fotografado no centro da cartolina e as luminárias uma de cada lado, voltadas para o objeto:



Quando for fazer as fotos, apague as luzes do ambiente e feche as janelas. A únicas fontes de luz devem ser as luminárias. Se sua câmera tem a função de balanço de branco customizado, use a cartolina iluminada para fazer a calibragem. Para isso, é importante que as duas fontes de luz tenham a mesma temperatura de cor. A melhor solução é usar lâmpadas iguais.

Enquadre o objeto sem deixar aparecer a parede ou a mesa. A cartolina deve ocupar todo o fundo da foto. Evite também muito espaço em branco, faça com que o objeto ocupe o máximo possível do quadro:




Mudando a posição das fontes de luz, a posição do objeto e o enquadramento, é possível ter efeitos de sombras diferentes:



A maioria dos objetos fica bem em fundo branco mas use a cor de fundo que se adapte melhor ao objeto fotografado. Experimente também outros materiais. Objetos de vidro ou espelhados podem ser um desafio para eliminar os reflexos. Faça experiências e use a criatividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário